1) Importância do medicamento:
- Nas últimas décadas, os medicamentos têm contribuído para a eficiência dos sistemas de saúde por se revelarem um meio custo-efetivo para a redução da carga da doença e mortalidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida individual. Os medicamentos acrescentam não só anos à vida, mas também vida aos anos.
2) As oportunidades de melhoria no investimento em medicamentos:
- Contudo, ampla evidência internacional sugere que existe um potencial não aproveitado no investimento que se faz anualmente em medicamentos. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde estima que 50 % dos cidadãos em todo o mundo não tomam correctamente os medicamentos, por diversas razões.
A não adesão à terapêutica ocorre quando os doentes não tomam os seus medicamentos de forma correcta, parcial ou totalmente. Isto resulta em complicações evitáveis e onerosas, que são frequentemente mais caras do que os medicamentos em si, e que podem comprometer os resultados em saúde.
UTILIZAÇÃO DO MEDICAMENTO NO TEMPO CERTOA não utilização de medicamentos no tempo certo ocorre quando o doente não tem acesso ao medicamento atempadamente, resultando na progressão da doença e subsequentes complicações evitáveis.
OPTIMIZAÇÃO DO USO DOS ANTIBIÓTICOSO acesso facilitado a antibióticos, o seu custo reduzido, e a percepção generalizada de que tratam qualquer tipo de infecção podem levar à sua utilização excessiva. Mais raramente, os antibióticos também podem ser subutilizados. A sua utilização desadequada resulta em custos acrescidos para o sistema de saúde, através de hospitalizações e tratamentos mais dispendiosos.
DIMINUIÇÃO DE ERROS DE MEDICAÇÃOOs erros de medicação podem ocorrer em várias etapas do processo de uso do medicamento, como a prescrição, preparação, dispensa, administração e monitorização. Dependendo de onde ocorre o erro, este pode resultar em hospitalizações evitáveis e utilização adicional de medicamentos.
UTILIZAÇÃO DE GENÉRICOSA oportunidade de beneficiar de genéricos seguros e de baixo custo pode estar subaproveitada, dependendo das diferenças de preço e de volume entre os medicamentos de marca e os medicamentos genéricos.
GESTÃO DA TOMA SIMULTÂNEA DE VÁRIOS MEDICAMENTOSA polimedicação ocorre quando os doentes tomam simultaneamente vários medicamentos. Uma gestão inadequada da polimedicação pode ter como consequência problemas relacionados com medicamentos, que podem ser graves e dispendiosos. O risco de problemas relacionados com medicamentos e hospitalizações subsequentes, incluindo a utilização adicional de medicamentos, aumenta quando os doentes estão a utilizar mais do que 5 medicamentos em simultâneo.
Esta é uma causa universal e comum que pressupõe o envolvimento de todos os intervenientes e responsáveis pela disponibilidade, acesso, e utilização do medicamento, sendo que a valorização das competências das equipas multidisciplinares é um factor essencial na promoção do uso responsável do medicamento.
Consulte em baixo os vídeos das Sessões de Discussão da Campanha
Deixe-nos aqui um link do seu vídeo ou fotografia com o seu testemunho e mensagem. Poderá, ainda, enviar artigos de opinião, estudos, referências bibliográficas e iniciativas que considere de relevo para discussão da temática. A sua contribuição pode ser um exemplo inspirador para milhares de pessoas, e vai com certeza ajudar-nos a utilizar os medicamentos de uma forma eficaz, racional e responsável. Obrigado!
ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Rua da Sociedade Farmacêutica, 18
1169-075 Lisboa
Tel.: (+351) 213 191 370
Fax: (+351) 213 191 398
E-mail: regional.lisboa@ordemfarmaceuticos.pt